Azores Digital

--> Hoje, dia 28 de Junho de 2017

Novo livro sobre o Pico com projeco internacional

Sábado, 15 de Junho de 2002 em Reportagem 1959 visualizações Partilhar Novo livro sobre o Pico com projeco internacional

“Pico: Guia do Património Cultural” é o nome da mais recente obra sobre a ilha do Pico. É um livro destinado tanto a açorianos como visitantes e que, nas palavras dos autores, presta “um tributo a um povo que, vivendo desde sempre à mercê dos caprichos da mãe-natureza, soube sobreviver no mais absoluto respeito pela envolvente natural”. O livro foi apresentado nos três concelhos do Pico e no Porto, com sucesso tal que os autores foram convidados a apresenta-lo junto das comunidades açorianas na Califórnia.


Depois do sucesso de lançamento, na última semana de Maio, na Feira de Turismo e Lazer “Expoturis”, no Porto, o livro “Pico: Guia do Património Cultural” foi oficialmente apresentado na ilha montanha semana passada.

O livro, editado pela Atlantic View, uma empresa de formação profissional e animação turística que opera essencialmente nas ilhas do Pico e Faial, surgiu na sequência de uma acção de formação subordinada a este tema, que decorreu entre Abril e Outubro de 2001. De acordo com o Preâmbulo do livro, “... formandos e formador chegaram à conclusão que todo o criterioso trabalho de investigação não poderia restringir-se às quatro paredes da sala de formação. Devia, sim, ser partilhado com todos quantos habitem o Pico ou visitem a ilha e queiram conhecer a fundo um povo que, ao longo dos séculos, transformou uma ilha deserta numa comunidade viva e culturalmente activa (...)”

“Pico: Guia do Património Cultural” articula-se em duas partes. Na primeira, é apresentado e desenvolvido o património da ilha, organizado por temas e sempre acompanhado fotos coloridas. É, assim, desenvolvido de forma abrangente, o património relacionado com o “ciclo do vinho”, o património baleeiro, o património civil e militar e o património religioso. Um quinto capítulo desenvolve alguns aspectos socioculturais da ilha, como festividades, tradições e gastronomia.

Uma inovação deste guia liga-se às indicações concretas de “como chegar” a cada um dos locais assinalados para, como dizia o sócio Luís Daniel, “ninguém tenha que ‘perder’ qualquer aspecto relevante da ilha, do ponto de vista cultural, nem tão pouco perder-se na ilha”. Na Segunda parte do livro são propostos alguns roteiros temáticos, de acordo com os capítulos desenvolvidos na primeira parte, para quem queria conhecer mais aprofundadamente cada um deles.

No Porto, o livro foi lançado na sequência da visita à Feira do Secretário de Estado do Turismo e perante uma audiência composta por largas dezenas de visitantes, incluindo muita comunicação social de âmbito regional, nacional e espanhola. A Atlantic View contou com a colaboração da Cooperativa Vitivinícola do Pico, que ofereceu ao público um “Lajido de Honra”, muito apreciado pelos presentes.

A sessão decorreu no Auditório que a livraria FNAC criou na Exponor, com assinalável sucesso de vendas. A partir desta semana o livro encontra-se à venda em diferentes espaços FNAC e, dentro em breve, outras livrarias de expressão nacional vão igualmente disponibilizá-lo aos clientes. Atlantic View disponibiliza também a possibilidade de compra on-line, com envio para qualquer parte do mundo. A empresa espera assim prestar um serviço às comunidades açorianas e nomeadamente picoenses espalhadas pelos cinco continentes.

No Pico, o livro foi apresentado oficialmente nas três sedes de concelho da ilha. A primeira sessão decorreu no Salão nobre da Câmara Municipal de São Roque, no dia 2 de Junho, Domingo, pelas 21 horas. Fez a apresentação do livro, a convite da Atlantic View, o Ouvidor de São Roque, P.e José Idalmiro Ferreira.

Na vila da Madalena, a sessão contou igualmente com a colaboração da Câmara Municipal e decorreu no Auditório da Escola Cardeal Costa Nunes, no dia 6 de Junho, Quinta-feira. Foi apresentado pelo Presidente do Conselho Executivo, Dr. Manuel Tomás Costa, que acedeu ao convite da empresa. A apresentação na vila das Lajes decorreu no dia 7 de Junho, no Auditório da Câmara Municipal e teve como orador convidado o Director do Museu do Pico, Dr. Francisco Costa.

Segundo informação da Atlantic View, e curiosamente, o livro está a ter mais impacto junto da comunicação social de expressão nacional e mesmo estrangeira do que da imprensa regional, ao ponto de um jornal espanhol lhe ter dedicado meia página. Iguais ecos fizeram-se ouvir junto das comunidades portuguesas nos Estados Unidos e Canadá. Além de notícias variadas e entrevistas em directo para essas comunidades, os autores do livro foram formalmente convidados a deslocar-se à Califórnia, no mês de Agosto a fim de fazer a apresentação do livro, num estado americano onde as encomendas já perfazem quase meio milhar. Outras apresentações junto das comunidades açorianas, nos continentes americano e europeu, encontram-se em estudo.

O livro, cujo sucesso provavelmente significará uma segunda edição a breve prazo, é o número 1 da Colecção “Património”. O número 2, que deverá surgir na Primavera de 2003 será inteiramente dedicado ao património cultural da ilha do Faial.

Além de numerosos pontos de venda na ilha do Pico, no Faial este livro pode ser encontrado nas principais livrarias da cidade e em algumas agências de viagem, incluindo o “Correio da Horta” e “O Telégrafo”.

Rádio AzoresGlobal

 

Mais Populares

Metereologia

  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • º

  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores