Azores Digital

--> Hoje, dia 12 de Dezembro de 2018

“Chalé da Tia Mercês” entregue à Junta de Furnas

Quarta, 02 de Abril de 2014 em Turismo 1906 visualizações Partilhar “Chalé da Tia Mercês” entregue à Junta de Furnas

A Câmara Municipal da Povoação cedeu o “Balneário Raposo de Amaral”, popularmente conhecido como “Chalé da Tia Mercês”, à Junta de Freguesia de Furnas, por um prazo de 5 anos, eventualmente renovável.

A decisão foi tomada após a autarquia ter recebido o imóvel do empresário que estava, há anos, a explorar o local.

Localizado perto das caldeiras das Furnas, o Chalé da Tia Mercês era uma Casa de chá, onde poderia provar o famoso chá lilás da água do Padre José. Local muito agradável, com um simpático jardim e esplanada.

Antigamente, o Chalé era propriedade particular e servia de casa para banhos de imersão, que eram utilizados para curar vários problemas de saúde. “Tia Mercês” era uma senhora das Furnas que cuidava do Chalé. Como alma caridosa, que era, emprestava a chave do espaço a quem lhe batesse à porta, em busca dos milagres das águas mineromedicinais, para cura das suas maleitas.

Por sua vez, ao que tudo indica, o Padre José foi um sacerdote que esteve nas Furnas, por um curto período de tempo, e que aliviou os seus problemas de estômago, bebendo a milagrosa água que brotava dessa mesma zona, razão pela qual ficou conhecida pelo nome deste Padre e hoje mundialmente reconhecida por dar uma cor arroxada ao chá verde.

Depois de ter feito as obras necessárias à remodelação e recuperação do espaço, no final da década de 90, a Câmara Municipal da Povoação concessionou o Chalé da Tia Mercês a um empresário da restauração das Furnas que entregou novamente, há pouco tempo, o imóvel à autarquia povoacense que, por seu turno, o cedeu agora à Junta de Freguesia de Furnas.

Mais Populares