Azores Digital

--> Hoje, dia 23 de Outubro de 2017

Paulo Rangel garante defesa dos Açores na União Europeia

Quarta, 23 de Abril de 2014 em Economia 953 visualizações Partilhar Paulo Rangel garante defesa dos Açores na União Europeia

O cabeça de lista da coligação “Aliança Portugal” às eleições europeias, Paulo Rangel, comprometeu-se, esta segunda-feira, a assegurar “a defesa permanente dos interesses dos Açores junto da União Europeia”.

Paulo Rangel, que falava numa conferência organizada pela coligação sobre o próximo quadro comunitário de apoio, e na qual participou igualmente a candidata indicada pelo Açores, Sofia Ribeiro, lembrou que “os próximos anos serão de grandes desafios, mas também de boas oportunidades que podem ser aproveitadas pelos Açores”.

Entre essas oportunidades, o candidato da coligação destacou, entre outros, “a economia do mar, o acordo de comércio livre que a Europa está a negociar com os Estados Unidos e o Canadá, ou a manutenção do estatuto de ultraperiferia”.

“Existem diversas agendas na Europa que temos a intenção de liderar”, disse Paulo Rangel, lembrando que o acordo com os Estados Unidos e com o Canadá vai formar “uma espécie de mercado comum entre os dois lados do Atlântico”.

“Com este acordo “Portugal e os Açores têm a ganhar uma vez que passam de periferias ou de ultra periferias na Europa para um país central e para uma região ultra-central”, disse.

Paulo Rangel apontou também como prioridades para a coligação, quer a garantia de que a região manterá o estatuto de região ultraperiférica, quer os apoios à agricultura e às políticas marítimas, dois temas “de grande importância para os Açores”.

O candidato da coligação Aliança Portugal assegurou, por isso, que os deputados do PSD e do CDS “estarão na linha da frente do acompanhamento das políticas sobre a agricultura, nomeadamente ao impacto nos Açores do fim previsível das quotas leiteiras”.

No caso do Mar, Paulo Rangel lembrou que a União Europeia aponta como grande prioridade a economia do Mar, não apenas confinada às pescas, mas incluindo também a investigação, a exploração de recursos naturais da nova plataforma continental ou o turismo”, áreas que considerou de grande interesse para os Açores.

Rádio AzoresGlobal

 

Metereologia

    errorerror
  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • errorerror
  • º

  • errorerror
  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores