Azores Digital

--> Hoje, dia 23 de Outubro de 2017

Situação financeira dos hospitais pode penalizar cuidados de Saúde na Região

Quarta, 23 de Abril de 2014 em Economia 1062 visualizações Partilhar Situação financeira dos hospitais pode penalizar cuidados de Saúde na Região

O presidente do PSD/Açores defendeu hoje ser necessário “um maior esforço da parte do governo regional” para resolver os problemas orçamentais dos hospitais regionais e para garantir que estes “tenham o financiamento necessário para fazer face aos compromissos e para evitar a degradação dos cuidados de saúde que são prestados aos açorianos”.

Duarte Freitas, em declarações à comunicação social no final de uma reunião com o conselho de administração do Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo, salientou, por isso, “o enorme trabalho que é feito todos os dias pelos gestores hospitalares e pelos profissionais de Saúde para que as situações de carência que estão a sentir nas unidades de saúde regionais penalizem o menos possível os utentes”.

"Todos os anos verificamos que os hospitais não são dotados suficientemente nos seus orçamentos anuais o que leva ao aumento da dívida perante os fornecedores e a banca".

Duarte Freitas lembrou que a suborçamentação dos hospitais da região fez com que em 2013 fossem executados 25 milhões de euros não financiados pelo Governo Regional.

Ou seja, acrescentou, “existe uma suborçamentação contínua, isto é, os contratos programa que são feitos entre o Governo e os hospitais da região têm valores sempre inferiores às verdadeiras necessidades dos hospitais regionais".

Segundo o presidente dos sociais democratas açorianos as responsabilidades financeiras futuras no sector da saúde ascendem neste momento a 1.100 milhões de euros, com 770 milhões referentes à dívida comercial e bancária dos hospitais e da Saudaçor e o restante das responsabilidades com parcerias público-privadas.

Duarte Freitas recordou ainda que o PSD/Açores “apresentou uma proposta com uma solução integrada para as listas de espera” incentivando, por isso, “o governo regional a aplicar essa proposta mesmo que a critique. Se o governo criticar a proposta do PSD/Açores ao mesmo tempo que a aplica o que interessa é que estará a trabalhar para resolver os problemas dos açorianos. Ficamos satisfeitos porque o nosso objectivo é ajudar os açorianos”.

Rádio AzoresGlobal

 

Metereologia

    errorerror
  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • errorerror
  • º

  • errorerror
  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores