Azores Digital

--> Hoje, dia 25 de Setembro de 2017

PSD/Açores pede informações sobre evolução da Brucelose

Quarta, 28 de Maio de 2014 em Agricultura 1763 visualizações Partilhar PSD/Açores pede informações sobre evolução da Brucelose

O PSD/Açores pediu hoje ao governo regional várias informações sobre a Brucelose bovina, "uma contingência, cuja erradicação tarda, que continua a ser motivo de preocupação para muitos produtores da Região. A doença absorve parte significativa da sanidade animal, e a perda de animais reflete-se em prejuízos avultados para as explorações", disse o deputado Renato Cordeiro.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o parlamentar quer saber a evolução da incidência de Brucelose bovina nos últimos três anos, "nas diferentes ilhas do arquipélago, em termos de percentagem de explorações infetadas, e ainda com indicação do número de animais diagnosticados como positivos", explica.

No pedido de informações à tutela, Renato Cordeiro pretende que se conheça igualmente "a evolução dos abates de animais considerados positivos" com a referida doença. Segundo avança, "para além do abate compulsivo dos animais e do sequestro sanitário das explorações infetadas, é ainda preciso saber se o Governo Regional vai implementar outras medidas de combate à Brucelose bovina".

Finalmente, o deputado do PSD/Açores questiona as autoridades regionais sobre "os montantes unitários dos prémios de abate pagos atualmente, bem como o tempo médio que se tem verificado entre o abate e o pagamento. Há pagamentos em atraso, e o governo regional tem de explicar aos produtores açorianos a que se deve esse atraso", concluiu.

Rádio AzoresGlobal

 

Mais Populares

Metereologia

    errorerror
  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • errorerror
  • º

  • errorerror
  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores