Azores Digital

--> Hoje, dia 22 de Maio de 2017

Câmara Municipal de Vila Franca do Campo realizou seminário sobre o projeto “Hortas Sociais” do Concelho

Quinta, 16 de Outubro de 2014 em Comunidades 2611 visualizações Partilhar Câmara Municipal de Vila Franca do Campo realizou seminário sobre o projeto “Hortas Sociais” do Concelho

O seminário sobre as Hortas Sociais de Vila Franca do Campo, realizou-se esta quinta feira, 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação, no auditório do Centro Cultural de Vila Franca do Campo.

No evento, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, destacou a importância do projeto “Hortas Sociais” que, por um lado, permite que os cidadãos possam dispor de uma parcela de terreno para o cultivo de produtos hortofrutícolas que ajudem a sustentar as famílias e, por outro lado, possibilita que os alunos dos cursos de Agricultura da Escola Profissional de Vila Franca do Campo (EPVFC) possam colocar em prática o que aprenderam e ensinar por seu turno os cidadãos que usufruam das parcelas de terreno.

Sendo a primeira vez que o projeto “Hortas Sociais é implementado no Concelho, Ricardo Rodrigues mostrou-se esperançado em que mais famílias adiram e possam perceber a importância e os benefícios de cultivarem os alimentos para consumo próprio.

Seguiram-se as intervenções dos oradores convidados, com o Dr. Tiago Dias, Nutricionista do Centro de Saúde de Vila Franca do Campo a falar sobre o papel dos Hortofrutícolas na Saúde; a Dra. Mónica Lopes, Formadora da EPVFC, que falou sobre agricultura sustentável e deu dicas  para uma horta familiar em modo de produção biológico e, finalmente, a Engª Ana Borges, da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, que explicou aos presentes as regras de utilização das Hortas Sociais.

O projecto de cariz social designado de Hortas Sociais está a ser desenvolvido pelo Município, em parceria com o Centro de Saúde e com a Escola Profissional de Vila Franca do Campo. Pode candidatar-se à atribuição de uma parcela para a criação da sua horta social qualquer munícipe residente no Concelho que se encontre, prioritariamente, numa das seguintes condições: estar desempregado sem beneficiar de qualquer subsidio; ser beneficiário de apoios sociais; ser reformado/pensionista; ter rendimento igual ou inferior ao salário mínimo regional; pertencer a uma família numerosa (5 ou mais elementos).

Presentemente, a autarquia tem 25 parcelas de terreno na freguesia de Ponta Garça (rua da Igreja) e 19 parcelas na freguesia de São Pedro (rua Pão do Vigário).

No final, houve lugar à assinatura dos acordos de utilização com os beneficiários das parcelas e foi visitada uma parcela de terreno, onde decorreu uma demostração do protótipo da máquina agrícola “Horta Fácil”, criada por alunos da EPVFC e premiada com o Prémio Ideia Açores.

Estiveram também presentes no seminário o Diretor Regional da Agricultura, Dr. Fernando Moniz Sousa, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, Dr. António Cordeiro, a Presidente da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, Dra. Maria João Carreiro e, ainda, o Diretor da Escola Profissional de Vila Franca do Campo, Henrique Costa.

Rádio AzoresGlobal

 

Mais Populares

Metereologia

  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • º

  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores