Azores Digital

--> Hoje, dia 25 de Fevereiro de 2018

Angra adere à iniciativa “Plantar Portugal”

Sexta, 21 de Novembro de 2014 em Ambiente 1470 visualizações Partilhar Angra adere à iniciativa “Plantar Portugal”

A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo aderiu, este ano, à 5.ª edição da Semana da Reflorestação Nacional “Plantar Portugal”, uma iniciativa que se realiza por altura da celebração do Dia da Floresta Autóctone e que, este ano foi calendarizada de 17 a 23 de novembro.

A iniciativa nacional, concebida para dar corpo a um movimento nacional de cidadania em prol da construção de um país mais sustentável, tem um forte cariz local, sendo levada a cabo nas várias regiões em colaboração com as Câmaras Municipais que por sua vez têm a tarefa de envolver as forças vivas das respetivas comunidades, como as Juntas de Freguesia e as Escolas do Concelho.

Este ano participam da iniciativa, conjuntamente com a edilidade angrense, as Juntas de Freguesia da Ribeirinha, Terra Chã e Conceição e, dando corpo a mais uma das componentes fundamentais desta iniciativa, a saber, a pedagógica e formativa para a defesa e promoção das espécies autóctones da Região, alunos da Escola Básica Integrada da Ribeirinha, da EB1/JI Prof. Maximino F. Rocha e do ATL da Cáritas.

Adicionalmente cabe também aos municípios a promoção das espécies autóctones através da escolha das árvores a plantar, lançando, literalmente, as sementes para um futuro mais saudável e ecológico, valorizando as nossas florestas e espaços verdes, prevenindo os fogos florestais e apostando no meio ambiente mais sustentável para todos.

Desta forma a CMAH, em colaboração com os Serviços Florestais da Ilha Terceira, apostou em espécies autóctones como  o Azevinho (Ilex perado subsp azorica), o Folhado (Viburnum tinus), o Pau Branco (Picconia azorica), a Gingeira Brava (Prunus lusitanica), o Dragoeiro (Dracaena draco), a Urze (Erica azorica), o Cedro do Mato (Juniperus brevifolia) e a Faia da Terra (Morella faya), para reflorestar zonas de lazer e jardins do Concelho.

Assim no dia 19 do corrente mês, cerca de 14 crianças da Escola Básica Integrada da Ribeirinha, plantaram 30 plantas na Zona de Lazer da Serra da Ribeirinha e durante o dia de hoje, 21 de novembro, serão plantadas mais meia centena de plantas: uma dezena pelos 96 alunos da EB1/JI Prof. Maximino F. Rocha  e as outras 40 nos arruamentos do Bairro do Lameirinho. pelas crianças do ATL da Cáritas - Programa "Atividades na Rua".

 

Rádio AzoresGlobal

 

Metereologia

    errorerror
  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • errorerror
  • º

  • errorerror
  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores