Azores Digital

--> Hoje, dia 27 de Maio de 2017

Centro Ambiental do Priolo com balanço positivo em 2014

Quarta, 03 de Dezembro de 2014 em Ambiente 2255 visualizações Partilhar Centro Ambiental do Priolo com balanço positivo em 2014

O Centro Ambiental do Priolo (CAP) completa, neste final de ano, 7 anos de atividade e já recebeu quase 17 mil visitantes. No ano de 2014, teve cerca de 2200 visitantes sendo mais de metade destes portugueses. A população residente na ilha de São Miguel continua a ser quem mais procura o CAP. Os alemães, espanhóis, holandeses e americanos são alguns dos turistas internacionais que mais visitam a ilha de São Miguel e se deslocam às Terras do Priolo passando pelo CAP. Durante o presente ano foram 31 as nacionalidades dos visitantes deste centro de interpretação ambiental, oriundos de todas as partes do mundo, até mesmo África e Ásia.


Este centro, localizado na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro, Pedreira, Nordeste, foi criado pela SPEA numa parceria com o Governo Regional e com o apoio de fundos Leader, no âmbito do projeto LIFE Priolo, o primeiro projeto LIFE coordenado pela SPEA dirigido especificamente para a conservação do Priolo. A sua missão inicial passava por contribuir para a divulgação do Priolo e do seu habitat, a Floresta Laurissilva dos Açores, mas hoje em dia vai muito para além disso. Sendo um centro de interpretação em que todos os seus visitantes recebem informações não só sobre estes aspetos, mas sobre a avifauna dos Açores no geral, outros habitats prioritários também ameaçados nos Açores, informações úteis sobre as Terras do Priolo e a Carta Europeia de Turismo Sustentável, podendo ainda saber mais sobre projetos ligados à conservação das aves nos Açores e as novas ações do Projeto LIFE+ Terras do Priolo a decorrer atualmente.


O CAP encontra-se atualmente fechado ao público, reabrindo novamente no mês de fevereiro em 2015. Nos meses de Dezembro e Janeiro, a visitação só é possível através da marcação atempada e condicionada à disponibilidade dos técnicos da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). Como centro de interpretação ambiental este recebe anualmente a visita de pessoas de várias nacionalidades que o procuram para descobrir um pouco mais sobre o priolo, um tesouro açoriano que muitos procuram encontrar na Serra da Tronqueira.
Agradecemos todo o apoio que nos foi dado tanto pelos parceiros do projeto LIFE+ Terras do Priolo, como pelas instituições e empresas que têm contribuído para o sucesso e divulgação deste centro e fica a promessa de reabertura em fevereiro 2015 do Centro Ambiental do Priolo, localizado na Pedreira, Nordeste.

 

Rádio AzoresGlobal

 

Metereologia

  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • º

  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores