Azores Digital

--> Hoje, dia 27 de Maio de 2017

Para Serrão Santos Comissão Europeia deve assumir e acautelar consequências do fim das quotas

Quarta, 07 de Janeiro de 2015 em Agricultura 1767 visualizações Partilhar Para Serrão Santos Comissão Europeia deve assumir e acautelar consequências do fim das quotas

Realizou-se, esta terça-feira, em Bruxelas, uma conferência debate dos Socialistas Europeus sobre a gestão do mercado do leite no cenário de fim das quotas leiteiras. A conferência que teve como objetivo auscultar o setor acerca do impacto do fim daquele regime contou com intervenções de quatro especialistas europeus de entre os quais Jorge Rita, Presidente da Federação Agrícola dos Açores, que participou a convite do eurodeputado Socialista Ricardo Serrão Santos.

A conferência debate foi encerrada por Ricardo Serrão Santos, eurodeputado açoriano, responsável dos Socialistas Europeus pelo “relatório do leite”, um relatório de iniciativa acerca do impacto do fim das quotas no mercado do leite. Na sua intervenção Ricardo Serrão Santos realçou as especificidades da Região onde “muitas vezes a produção leiteira como atividade económica não tem alternativa. E a decisão de acabar com o regime de quotas, tal como as suas consequências, tem que ser devidamente assumida e acautelada”. Para o eurodeputado “se o objetivo é retirar restrições para que os que querem e podem produzir mais o possam fazer, então também haverá que encontrar forma de acautelar as consequências para aqueles que fizeram investimentos na modernização das explorações que levam anos para amortizar”. Ricardo Serrão Santos referiu ainda que as explorações leiteiras “contribuem para o dinamismo do meio rural e operam em zonas em que outras alternativas económicas são limitadas. Numa época em que a Europa se focaliza na questão do emprego, com especial incidência no emprego jovem, devem acautelar-se os setores económicos com impacto relevante na manutenção e geração de empregos”.

Ricardo Serrão Santos chamou ainda atenção para o facto da Comissão Europeia continuar a defender que “as medidas da nova Política Agrícola Comum, incluindo os programas de desenvolvimento rural, devem ser suficientes para amparar os produtores”. Para o eurodeputado Socialista no caso dos Açores é no mínimo estranho que a Comissão Europeia faça referência à importância do POSEI para “fazer face ao que pode potencialmente vir a ser um contexto de crise” uma vez que são “medidas estabelecidas para tempos normais ou fortemente dependentes dos orçamentos nacionais” ainda mais “num contexto em que os mesmos responsáveis europeus reconhecem que o fim das quotas virá com perdas de rendimento para algumas regiões da Europa e ainda que estas perdas são difíceis de quantificar”. Para o futuro, o eurodeputado referiu ainda a importância da regulação da cadeia de valor no sentido de evitar que os preços pagos aos produtores sejam esmagados a jusante, nomeadamente pela distribuição, e a necessidade de reunir consensos no sentido de encontrar mecanismos que possam produzir um efeito regulador equivalente ao das quotas leiteiras.

 

Rádio AzoresGlobal

 

Metereologia

  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • º

  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores