Azores Digital

--> Hoje, dia 29 de Março de 2017

Orla do Faial da Terra praticamente concluída

Quarta, 14 de Janeiro de 2015 em Ambiente 1933 visualizações Partilhar Orla do Faial da Terra praticamente concluída

A Obra de Defesa da Orla Marítima do Faial da Terra está praticamente concluída, faltando apenas a pavimentação da marginal.

Carlos Ávila e o seu Vice-Presidente, Pedro Melo, visitaram recentemente a obra, acompanhados com o autor do projeto, Eng. Morim Oliveira e com o responsável pela fiscalização, Eng. Vitor Couto.

A intenção foi observar eventuais alterações em resultado da construção da obra marítima, pretendendo-se projetar já a segunda fase. “Estamos a pensar num segundo projeto que é o do aumento de mais 20 metros do cais e também na construção do esporão que espero bem há de fazer a retenção de areia, ou proteger a rampa da zona balnear”, explicou o Presidente da Povoação, Carlos Ávila.

Morim Oliveira assegurou que “A obra está bem construída. Acho que se integra bem na envolvente. Está a funcionar como se esperava e já estamos a estudar a segunda fase para melhorar ainda mais aquilo que, neste momento, já foi construído e que vem beneficiar muito esta marginal do Faial da Terra”.

Com a conclusão da Obra da Orla Marítima do Faial da Terra ficam, assim, criadas as condições para o desenvolvimento de atividades marítimo-turísticas, além de que serão igualmente recuperadas e valorizadas as marcas da atividade baleeira na freguesia Presépio da Ilha. “Acho que esta zona vai ficar muito bonita a par também da recuperação que vamos fazer no Porto das Baleias que é um grande centro de interesse turístico desta terra”, esclareceu Carlos Ávila.

“Com este conjunto de obras criou-se, do ponto de vista turístico e do aproveitamento da zona balnear, um excelente complexo que vai beneficiar a população da localidade e de toda a ilha. Portanto, aquilo que já existe e aquilo que está a pensar fazer-se, na segunda fase, vai criar condições para o apoio das atividades de pesca desportiva, recreativa, desportos náuticos, whale wachting, entre outras que estão em forte expansão no arquipélago”.

O autarca da Povoação garantiu que está a cumprir a promessa que fez a si próprio. “Esta é uma promessa que eu tinha feito a mim mesmo. Nós conseguimos. No final deste investimento e com a abertura de novos fundos comunitários iremos fazer obras complementares que nos irão enriquecer e potenciar ainda mais esta zona”.

 

Rádio AzoresGlobal

 

Mais Populares

Metereologia

  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • º

  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores