Azores Digital

--> Hoje, dia 26 de Julho de 2017

Romeiros na Estrada dia 21 Fevereiro Tradição renova se nos Romeiros da Candelária

Quarta, 04 de Fevereiro de 2015 em Religião 2823 visualizações Partilhar Romeiros na Estrada dia 21 Fevereiro Tradição renova se nos Romeiros da Candelária

A partir do dia 21 de Fevereiro, alguns no sábado outros no domingo, arrancam para a estrada diversos ranchos de romeiros.
Os Romeiros de São Miguel são grupos de católicos que, organizados em ranchos por localidades, se propõem visitar, durante o Tempo da Quaresma, o maior número de Igrejas e Ermidas de São Miguel, cantando e rezando em todo o percurso. Cada rancho deverá sair numa das semanas da Quaresma, previamente escolhida em conjugação com o Grupo Coordenador, devendo os primeiros sair no fim-de-semana seguinte à Quarta-Feira de Cinzas, e os últimos deverão entrar nas suas localidades no início do Tríodo Pascal, isto é, na Quinta-feira Santa.
Todos os anos, e durante uma semana, grupos de homens dão a volta à ilha, trajando uma indumentária tradicional (xaile, lenço, saco para os alimentos, bordão e terço) em cumprimento de promessas ou numa jornada de meditação.

O percurso será feito, por regra, no sentido dos ponteiros do relógio, ou seja, tendo sempre o mar à esquerda. A saída do Rancho deverá ser antes de o alvorecer, e a entrada na localidade das pernoitas, logo a seguir ao pôr-do-sol.

Os fins da Romaria são basicamente: fazer penitência pelos pecadospróprios e alheios; louvar e agradecer ao Senhor pelas Graças recebidas, bem como, suplicar a paz e as bênçãos de Deus para a humanidade, para a Igreja, para a Diocese e para as famílias.


Durante 8 dias o rancho da Candelária vai estar na estrada, pernoitando no dia 21 Fevereiro, em Santo António, no dia 22 realiza-se o já tradicional almoço das famílias, no recinto de exposições da Associação Agrícola de São Miguel pernoitando na Matriz da Ribeira Grande, na segunda-feira, no dia 23, pernoita na Achadinha, na terça-feira, dia 24, Pedreira, Quarta-feira, dia 25, Lomba do Cavaleiro, Quinta-feira, dia 26, Ribeira Chã, Sexta-feira, dia 27, São José e no Sábado, dia 28 entra na Candelária altura que se realizará uma missa ao final do dia.


Rádio AzoresGlobal

 

Metereologia

    errorerror
  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • errorerror
  • º

  • errorerror
  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores