Azores Digital

--> Hoje, dia 18 de Novembro de 2017

CREATING HEALTH quer apoiar a duplicar investimento europeu na Saúde Nacional

Terça, 10 de Fevereiro de 2015 em Saúde 1692 visualizações Partilhar CREATING HEALTH quer apoiar a duplicar investimento europeu na Saúde Nacional

Decorreu no dia 26 de janeiro, no Auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica Portuguesa, a sessão pública de lançamento do CREATING HEALTH, uma iniciativa inovadora criada com o propósito de captar financiamento europeu para a Saúde, em Portugal.

CREATING HEALTH pretende apoiar a ambição nacional de aumentar o financiamento europeu, ao nível dos fundos comunitários, em Portugal na área da Saúde.

Ricardo Baptista Leite, fundador do CREATING HEALTH, explica que “do fundo europeu que esteve em vigor entre 2007 e 2013 (7º Programa-Quadro de I&DT),  no valor de 6.1 mil milhões de euros para a área da saúde, Portugal arrecadou apenas 40 milhões de euros. Na verdade, Portugal esteve sistematicamente abaixo da média europeia na captação destes fundos. O primeiro leque de concursos do HORIZONTE 2020, é marcado por resultados muito positivos para as instituições Portuguesas, acima da média passada, inclusivamente na Saúde. O CREATING HEALTH  pretende apoiar a reforçar a inversão desta tendência passada e, pelo menos, duplicar este valor”.

Criado no seio do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica, o CREATING HEALTH, diferencia-se pela sua base universitária e por ser especializado na área da saúde. Trata-se de uma iniciativa sem fins lucrativos, criada através do apoio de várias instituições. Este projecto conta ainda com o Alto Patrocínio do Presidente da República e com Alto Patrocínio do  Governo de Portugal .

Para a Diretora Executiva do gabinete, Joana Camilo, “com o CREATING HEALTH estamos a consolidar o nível do apoio e orientação especializados na candidatura a fundos comunitários para projectos na área da Saúde. Sabemos que existem ideias com muita qualidade, e o que pretendemos é ajudar a Europa a reconhecer esta qualidade, impulsionando a sua concretização pela disponibilização de fundos. É uma oportunidade para toda a área da saúde, mas também para Portugal, que se evidencia à esfera europeia”.

O CREATING HEALTH dirige-se a todas as entidades nacionais que se integrem na academia, organizações científicas, instituições de saúde, organizações não-governamentais, como associações de doentes, e entidades empresariais públicas e privadas, no recurso a fundos públicos e privados dirigidos para a Saúde.

O enfoque inicial do CREATING HEALTH será na captação de fundos do Programa-Quadro de I&I da União Europeia, Horizonte 2020, o qual tem um orçamento de 80 mil milhões de euros no prazo de 7 anos – entre 2014 e 2020 -, sendo 7,47 mil milhões de euros de euros afectos à área da saúde.

O lançamento contou com a presença do Primeiro-Ministro e de vários Ministérios.

Para mais informação visite www.creatinghealth.pt

 

 

Rádio AzoresGlobal

 

Metereologia

    errorerror
  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • errorerror
  • º

  • errorerror
  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores