Azores Digital

--> Hoje, dia 26 de Julho de 2017

Pescadores precisam de ajuda urgente nos Açores

Quinta, 26 de Fevereiro de 2015 em Pescas 1884 visualizações Partilhar Pescadores precisam de ajuda urgente nos Açores

O presidente do PSD/Açores defendeu hoje, em Rabo de Peixe, a necessidade de “proceder com urgência à ativação do Fundopesca” de forma “a responder à situação muito grave em que se encontram os pescadores nos Açores”.

Duarte Freitas, que falava à comunicação social no final de uma visita ao porto de Rabo de Peixe, disse lamentar que “o governo regional tenha recusado no ano passado uma proposta do PSD/Açores destinada a melhorar os apoios do Fundopesca aos pescadores, nomeadamente através da diminuição do número de dias necessários para a sua ativação e aumentando o número de dias em que esses apoios podem ser pagos”.

Infelizmente, sublinhou, “o governo regional recusou-se a fazer essas alterações que permitiam ajudar mais os pescadores. Agora essa mesma proposta foi subscrita por todos os grupos parlamentares. Esperamos que o governo tenha agora outra compreensão para este problema”.

Duarte Freitas recordou, no entanto, que “ajudar os pescadores não está dependente da aprovação dessa proposta. O governo regional pode acionar o Fundopesca como ele está atualmente porque a ajuda que dará aos pescadores já será muito importante”.

“Há pescadores com rendimentos mensais de 70 a 80 euros e isso é inadmissível nos dias que correm”, disse o presidente do PSD/Açores, garantindo que os sociais-democratas estão “muito empenhados em dignificar a pesca e os pescadores. Isso só pode ser feito aumentando os seus rendimentos, procurando outra forma de formação do preço do pescado na primeira venda e uma melhor repartição dos rendimentos”.

O líder dos sociais-democratas açorianos defendeu por isso “não existir qualquer motivo para que o governo continue a adiar ou a recusar a ativação do Fundopesca”.

 

Rádio AzoresGlobal

 

Metereologia

    errorerror
  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • errorerror
  • º

  • errorerror
  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores