Azores Digital

--> Hoje, dia 29 de Março de 2017

Exposição de Camélias quer projeção internacional de referência

Segunda, 02 de Março de 2015 em Ambiente 2110 visualizações Partilhar Exposição de Camélias quer projeção internacional de referência

Milhares de visitantes passaram este fim de semana pelas Furnas, atraídas pela XIII Exposição de Camélias, que decorreu no Casino do Terra Nostra Garden Hotel. Cerca de 2.700 pessoas, sem contar com as crianças e os hóspedes do Hotel Terra Nostra que tiveram acesso direto ao evento, visitaram a mostra deste ano, que foi totalmente dedicada ao Marquês da Praia e Monforte, antigo proprietário do Parque Terra Nostra e grande benfeitor do Vale das Furnas.

Pedro Melo, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Povoação, referiu no dia da inauguração que a aposta deve ser feita agora na internacionalização do acontecimento. “A Câmara pretende valorizar esta projeção ao nível internacional que já é uma realidade porque temos muitas pessoas aqui hoje nas Furnas que vieram de outros países propositadamente para este evento. É nisso que vamos trabalhar a partir de agora e contamos com o governo regional para dar nos ajudar”, explicou o número dois do executivo povoacense.

O Diretor Regional Turismo referiu que o acontecimento “é efetivamente uma mais-valia para a ilha de São Miguel e para os Açores em geral. São largas as dezenas de pessoas que já visitaram os Açores à conta deste acontecimento porque de facto temos cá na região algumas espécies e variedades raríssimas e concretamente aqui no Concelho da Povoação o trabalho que tem sido feito pelo Parque Terra Nostra é notável e é mais um produto que temos para oferecer enquanto destino turístico de natureza”, esclareceu João Bettencourt.

O representante do executivo açoriano, que felicitou a organização pela realização de mais uma edição das Camélias, explicou também que “muito recentemente foi apresentada a nova marca que vem congregar isso mesmo que tem a ver com um destino que é certificado pela natureza e cada vez mais reconhecido internacionalmente. O governo vai continuar a apoiar estas iniciativas e esta muito em particular que efetivamente nos traz muitas pessoas, que dão um contributo notável para a nossa notoriedade além-fronteiras”.

Unidades hoteleiras, restauração e comércio local saíram, uma vez mais, a ganhar com o evento que foi criado exatamente também com o propósito de combater a sazonalidade. “ Já estou como Diretor do Hotel Terra Nostra há 10 anos e desde então que defendo que são eventos como este que, de facto, fazem falta às Furnas e à dinâmica que a economia pode e deve beneficiar. O Hotel Terra Nostra regista por esta altura uma afluência muito grande não só em termos de alojamento como em termos de restauração e isso é tão verdade que este ano, associado ao evento das Camélias, criamos um pacote exclusivo para aquelas pessoas amantes de Camélias que querem de facto vir às Furnas nesta altura”, explicou Carlos Rodrigues.

Paulo Costa, proprietário do Restaurante Caldeiras e Vulcões e produtor das famosas queijadas de inhame das Furnas, partilhou a mesma opinião. “As Furnas já não podem passar sem esse evento ainda mais porque se realiza numa época baixa o que é muito bom para todo o comércio local. Eu falo por mim, fico muito satisfeito porque vemos sempre mais turistas no Vale das Furnas, neste fim de semana, que ficam para almoçar, jantar ou para comprar algo aos produtores locais”.

Semelhante opinião teve ainda o Presidente da Junta de Freguesia das Furnas, Sandro Ferreira, afirmando que se trata de “um acontecimento que nunca deve acabar, antes pelo contrário deverá ser dada uma maior projeção à Exposição, que tem provas dadas que é uma aposta ganha”.

Recorde-se que a Exposição de Camélias das Furnas é uma iniciativa da Câmara Municipal da Povoação, em estreita colaboração com o Parque Terra Nostra, e com Fernando Costa, que é grande conhecedor desta flor invernal, um verdadeiro entusiasta da valiosa coleção de variedades existentes neste Parque Botânico de referência mundial.

Rádio AzoresGlobal

 

Mais Populares

Metereologia

  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • º

  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores