Azores Digital

--> Hoje, dia 22 de Maio de 2017

Duarte Freitas defende apoio europeu para setor dos lacticínios

Segunda, 06 de Abril de 2015 em + Jazz 2692 visualizações Partilhar Duarte Freitas defende apoio europeu para setor dos lacticínios

O presidente do PSD/Açores defendeu a necessidade de ser criado, a nível europeu, “um mecanismo de intervenção que permita apoiar o setor dos lacticínios sempre que se verifique um determinado nível de baixa do preço do leite”. Duarte Freitas, que falava à comunicação social no final de uma reunião com a direção da Cooperativa Agrícola União Sebastianense, na ilha Terceira, assegurou que “o PSD/Açores está já a trabalhar para que esse mecanismo possa ser defendido em Bruxelas”.

“Existe hoje uma abertura diferente na União Europeia para que sejam criados mecanismos de acompanhamento dos preços e para que possa ser criado um mecanismo de apoio que compense descidas acentuadas do preço do leite”, explicou Duarte Freitas defendendo, por isso, “ser necessário dialogar e estabelecer pontos com os nossos parceiros”. A esse propósito, o presidente do PSD/Açores disse “estarem já a ser desenvolvidas algumas ações pela eurodeputada Sofia Ribeiro”. “Existe também”, disse Duarte Freitas, “garantia de abertura da parte do governo da República para que este assunto possa ser defendido por Portugal em Bruxelas”. O líder dos sociais-democratas açorianos defendeu, ainda, a necessidade “de se evitarem erros do passado como foi o da desvalorização do problema das quotas leiteiras ou as declarações do antigo ministro da Agricultura Jaime Silva dizendo que o setor dos lacticínios não era uma prioridade portuguesa”.

“Esses foram erros que agora estamos a pagar caro. Mas mais importante é olhar para o presente e trabalhar para atenuar os impactos que estão a ser sentidos com o fim das quotas”. “Estamos ao lado dos produtores dos Açores e estamos a trabalhar para defender os agricultores açorianos”, assegurou o presidente dos sociais-democratas açorianos. Duarte Freitas reafirmou ainda o compromisso do partido em criar um observatório para acompanhar a produção de leite e a formação de preços agrícolas. “Trata-se de um centro que teria sido essencial para preparar os Açores para estes problemas e que continua a ser essencial para poder desenvolver políticas acertadas e com conhecimento”, concluiu.

Rádio AzoresGlobal

 

Mais Populares

Metereologia

  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • º

  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores