Azores Digital

--> Hoje, dia 26 de Julho de 2017

Turismo em queda na Páscoa

Quarta, 22 de Abril de 2015 em Turismo 1876 visualizações Partilhar Turismo em queda na Páscoa

Ilha Terceira em contraciclo com o restante arquipélago

A maioria das empresas do ramo turístico na Ilha Terceira sofreu quebras nas reservas e receitas no período da Páscoa deste ano, em comparação com a Páscoa de 2014.

Um inquérito realizado pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) aos Associados da área turística resultou nas seguintes conclusões:

- Cerca de 70% das empresas do setor sofreram quebras nas reservas e receitas neste período da Páscoa (28 Março a 05 Abril), em comparação com o período da Páscoa de 2014 (12 a 20 de Abril).

- Na Hotelaria cerca de 70% dos hotéis admitiu uma diminuição do número de turistas, bem como da receita resultante das estadias. A quebra nas receitas situou-se, sobretudo, entre os 10% e os 20%.

- Nos restantes setores turísticos, desde animação turística, restauração a rent-a-cars, as respostas foram semelhantes, com a maioria a situar as quebras entre os 5% e os 10%, mas com alguns agentes a admitirem quebras superiores a 30%.

- A exceção neste período terão sido as agências de viagens, cujas respostas indicam um volume de negócios semelhante ao de 2014, e em alguns casos até superior, quer em termos de reservas, quer em termos de receitas, refletindo-se, neste caso concreto, quer as saídas de locais, quer as chegadas de turistas.

Terá de se esperar ainda dois meses até se comprovarem estes resultados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA). No entanto, a confirmar esta tendência estão os números apresentados pela SREA referentes ao mês de fevereiro, em que só a ilha das Flores apresenta resultados piores do que a ilha Terceira, sendo que esta última teve apenas um crescimento de 1,8% face aos crescimentos superiores a 15% em todas as restantes ilhas.

A CCAH considera esta situação preocupante, uma vez que a ilha Terceira tem estado em contraciclo relativamente à tendência geral dos Açores, parte disso pelo desinvestimento que se tem sentido no que toca à promoção da ilha junto dos Operadores Nacionais e Estrangeiros e, especialmente, na captação de voos diretos. Exemplo disso foi o cancelamento do voo de Madrid no período da Páscoa. Relativamente às operações de Verão, espera-se que as ligações com Espanha e Holanda se mantenham. No entanto, não se vê o esforço há já muito reclamado pela mesa de Turismo desta Câmara, em anteciparem o início das operações, para pelo menos, início de junho.

 

Rádio AzoresGlobal

 

Metereologia

    errorerror
  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • errorerror
  • º

  • errorerror
  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores