Azores Digital

--> Hoje, dia 29 de Março de 2017

Plano Integrado ProSucesso confirma 18 anos de insucessos da Educação açoriana

Segunda, 04 de Maio de 2015 em Educação 1909 visualizações Partilhar Plano Integrado ProSucesso confirma 18 anos de insucessos da Educação açoriana

O PSD/Açores considerou hoje que a recente criação do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar (ProSucesso) vem confirmar "18 anos de insucesso da governação socialista na Educação açoriana", dando razão "aos muitos alertas que a oposição, nomeadamente o PSD, fez ao longo de todo este tempo, os quais, invariavelmente, os governos do PS desvalorizaram e apelidaram mesmo de alarmismos. Infelizmente, a prova está à vista", disse a deputada Judite Parreira.

Segundo a social democrata, "foi o próprio presidente do Governo Regional a admitir, na apresentação deste plano, que persistem nos Açores elevados níveis de insucesso, de retenções e de abandono escolar, os mais altos do país", lembrou.

"Esse novo programa, agora em fase de discussão pública, confirma efetivamente que se anda, há dezoito anos, a colocar pensos num problema de tal gravidade, conforme foi dito pelo atual secretário da tutela, logo após tomar posse", recorda.

"Não podemos deixar de lamentar os recursos desperdiçados e o prejuízo causado aos jovens açorianos atingidos por este flagelo. Até porque o presidente do governo já referiu que os resultados deste plano não serão instantâneos, prometendo resultados dentro de 10 anos, ou seja, foi mesmo muito tempo perdido", avança Judite Parreira.

"O Governo Regional pede agora a colaboração de todos, mas esquece que estiveram sempre todos disponíveis para colaborar, desde os docentes à sociedade em geral, passando pelos partidos da oposição. O governo é que nunca os quis ouvir, e nem sequer na elaboração deste documento o fez", critica a deputada.

Falando concretamente sobre o ProSucesso, Judite Parreira não duvida "da sua bondade, nem da capacidade de quem o elaborou",  mas entende que "devem se disponibilizados às escolas os recursos necessários à sua operacionalização, ou este será apenas mais um plano", refere.

"É o próprio PS, no governo há 18 nos Açores, e responsável pela situação do sistema educativo da Região, a afirmar que não podemos manter estes níveis de insucesso, e que é inadiável fazer mais e melhor. Exatamente o que esse mesmo  PS não foi capaz de fazer", acrescenta.
Judite Parreira espera também que este documento e esta estratégia "não sejam um regresso a soluções de facilitismo e sucesso imposto, à semelhança do que aconteceu no passado, com medidas introduzidas pelo PS, cujos resultados estamos hoje a colher".

A deputada do PSD/Açores conclui, referindo que o partido "também não se resigna perante o insucesso escolar, que coloca em causa o futuro de gerações de jovens açorianos".

Rádio AzoresGlobal

 

Mais Populares

Metereologia

  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • º

  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores