Azores Digital

--> Hoje, dia 21 de Novembro de 2017

Açoreanos distinguidos pela Academia da Marinha

Quinta, 04 de Junho de 2015 em Actualidade 3013 visualizações Partilhar Açoreanos distinguidos pela Academia da Marinha

Três docentes doutorados da Universidade dos Açores foram distinguidos, por unanimidade , pela assembleia geral da Academia de Marinha, em Lisboa, uma prestigiada instituição suportada pela Marinha Portuguesa e com modernas instalações no Arsenal onde durante muitos anos se encontrava sediado o Ministério da Marinha, presentemente integrado no Ministério da Defesa.

Assim, João Pedro Barreiros, professor auxiliar com Doutoramento e Agregação, Biólogo, um dos maiores especialista em fauna marinha dos mares dos Açores, do Brasil e do Mediterrâneo, lecionando no Polo Universitário de Angra do Heroísmo, foi eleito Sócio-Correspondente da Academia contra a apresentação de discurso académico sobre os problemas biológicos existentes entre o Canal de Suez e o Mediterrâneo, questão agravada nos últimos anos.

Zilda de Melo França, Professora Auxiliar com Doutoramento e Agregação, docente jubilada do Departamento de Geociências do Polo de Ponta Delgada, vulcanóloga com extensa experiência em estudos petrológicos de diversos vulcões ativos e latentes do mundo, uma vez que já era Sócia Efetiva da Academia, foi eleita Sócia Emérita, topo das distinções.

Victor-Hugo Forjaz, Professor Catedrático de Vulcanologia de Engenharia e Agregado em Geotermia, perito com vasto currículo em vulcões mundiais ativos e latentes bem como em explorações geotérmicas incluindo a que desenvolveu nos Açores com reconhecido sucesso, foi também eleito Sócio Emérito da Academia de Marinha, distinção assim adicionada a outras de diversas academias. Victor Forjaz é ainda Sócio da Academia das Ciências de Lisboa, Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e jubilou-se no Departamento de Geociências da Universidade dos Açores, estrutura que criou e dirigiu durante anos. Presentemente dirige o OVGA - Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, associação cientifica que completa 15 anos no próximo dia 10 de Junho.

Os três académicos foram saudados pelo Vice-Almirante Nuno Matias, Presidente da Academia e como Madrinha do acto compareceu a Vice-Presidente Raquel Soeiro de Brito, Catedrática Jubilada e uma das mais pertinentes e inovadoras estudiosas da ilha de S.Miguel e do Vulcão dos Capelinhos.

Rádio AzoresGlobal

 

Metereologia

    errorerror
  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • errorerror
  • º

  • errorerror
  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores