Azores Digital

--> Hoje, dia 23 de Agosto de 2017

Marinha distingue Professor da Universidade dos Açores

Domingo, 05 de Julho de 2015 em Educação 1846 visualizações Partilhar Marinha distingue Professor da Universidade dos Açores

Durante a última Assembleia de Sócios Efetivos e Eméritos da Academia de Marinha , uma das mais prestigiadas instituições nacionais, presidida pelo Vice Almirante Nuno Vieira Matias , antigo Chefe da Armada Portuguesa ,foram eleitos alguns sócios-correspondentes  escolhidos de entre personalidades  selecionadas   pela  sua  atividade científica  e  respetivas especialidades . Algumas das  propostas  foram  apadrinhadas pela Vice-Presidente da Academia de Marinha, Professora Doutora Raquel Soeiro de Brito, académica com tese de doutoramento em geografia sobre a Ilha de S. Miguel e a 1ª cientista a desembarcar no vulcão dos Capelinhos, em Outubro de 1957,em plena atividade.

Entre os eleitos ,segundo informam os observatórios científicos  dos Açores , encontra-se o Professor  Doutor Eduardo Brito de Azevedo, docente no Polo da Terceira da Universidade dos Açores e indicado como um dos principais modernizadores  dos estudos climatológicos dos Açores , desde há  20  anos.

Presentemente Brito de Azevedo integra  o Conselho Geral da Universidade dos Açores , entidade que gere os polos universitários  açoreanos  e é diretor do Centro de Estudos do Clima, sedeado na Terceira, que insere o projeto CLIMAAT ,amplamente divulgado por todas as ilhas ,incluindo os seus equipamentos de deteção  de atividades climatológicas em todos os portos .

Em 2013, coordenou o estudo  Avaliação dos Perigos Meteorológicos e definição das Áreas Vulneráveis  do Território da Região Autónoma dos Açores , obra de grande interesse para a segurança das populações  destas ilhas .

Entre  dezenas de publicações e de atividades técnicas e científicas, o Professor Brito de Azevedo fomentou a criação do Observatório do Ambiente dos Açores, em Angra do Heroismo, sendo o  seu primeiro diretor. Trata-se de entidade que integra a Rede de Observatórios de Ciência do Governo dos Açores e que se torna imprescindível na divulgação das modernas  Climatologia ,Hidrologia  e Meteorologia .

Com esta eleição ,  no colégio  Académico da Marinha  passam a existir 4 elementos da Universidade dos Açores ( 2 geólogos, 1 biólogo e 1 climatólogo ) o que realça o empenho  das Ciências do Mar dos Açores  entre os académicos  que se dedicam ao estudo do vasto Atlântico, cada vez  de valor mais estratégico para Portugal.

 

Rádio AzoresGlobal

 

Metereologia

    errorerror
  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • errorerror
  • º

  • errorerror
  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores