Azores Digital

--> Hoje, dia 23 de Outubro de 2017

Regresso ao trabalho provoca stresse

Quarta, 26 de Agosto de 2015 em Saúde 2581 visualizações Partilhar Regresso ao trabalho provoca stresse

Após as férias, o regresso ao trabalho pode ser acompanhado por períodos de stresse que se traduzem em tristeza, irritabilidade, cansaço e alterações no apetite e no sono. A Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Lusíadas Lisboa explica como contornar a situação. “É muito comum que o período pós-férias seja acompanhado por episódios de stresse e ansiedade, uma vez que durante as férias não há horários rigorosos, não há prazos nem objetivos para cumprir. Este tempo é normalmente passado em família ou com amigos, o que nos proporciona uma sensação de segurança e bem-estar, o que nem sempre acontece no local de trabalho”, explica Ana Peixinho, coordenadora da Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Lusíadas Lisboa.

“Uma das causas do stresse pós-férias é a diminuição do número de horas de sono após o regresso ao trabalho. Nas férias é normal que haja uma alteração nos padrões do sono e uma forma de combater essa situação é deitar-se mais cedo nos dias anteriores ao regresso ao trabalho, de forma a entrar na rotina mesmo antes de regressar”, acrescenta.  Começar por realizar as tarefas mais complicadas logo no primeiro dia pode não ser uma ajuda no combate ao stresse. “Imediatamente após o regresso, as pessoas devem optar por realizar tarefas simples, como organizar a secretária e a caixa de e-mail e falar com os colegas sobre possíveis projetos que possam ter surgido durante o período de ausência”.

“Outro dos conselhos é repartir os dias de férias ao longo do ano. Dividir os dias em vários períodos diminui o tempo de espera pelos próximos dias de descanso, uma situação que se torna menos dolorosa para as pessoas”, afirma a especialista, referindo ainda que “após o regresso de férias, as pessoas devem manter a hora de almoço, evitar sair depois do horário de trabalho e garantir que têm tempo diário com a família e os amigos”.

Rádio AzoresGlobal

 

Metereologia

    errorerror
  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • errorerror
  • º

  • errorerror
  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores