Azores Digital

--> Hoje, dia 22 de Maio de 2017

Câmara Municipal da Horta abandona utilização do glifosato, anuncia José Leonardo

Segunda, 13 de Junho de 2016 em Ambiente 2230 visualizações Partilhar Câmara Municipal da Horta abandona utilização do glifosato, anuncia José Leonardo

O Presidente da Câmara Municipal da Horta anunciou, esta sexta-feira, o fim da utilização do herbicida glifosato por parte da autarquia faialense.

José Leonardo falava na sessão de abertura do Encontro do Mundo Rural 2016 que decorreu ao longo do passado fim-de-semana no Parque de Exposição da ilha do Faial.

“Estou em condições de anunciar que a Câmara Municipal da Horta irá, já a partir do próximo mês de julho, abandonar a utilização do glifosato na gestão dos seus espaços urbanos e rurais, valorizando assim o nosso meio ambiente, a proteção da saúde humana e dando um forte contributo para a Economia Verde que pretendemos enaltecer”, afirmou o autarca, referindo que a Câmara da Horta é a primeira dos Açores a abolir a utilização daquele herbicida.

Por outro lado, o Presidente da autarquia afirmou que a edilidade vai promover, já no próximo mês de setembro, o Dia do Produtor Local, para promover o setor primário.

“Iremos assinalar, já no próximo mês de setembro, e pela primeira vez no nosso concelho, o Dia do Produtor Local de âmbito municipal. Um dia que pretende integrar e valorizar as diferentes áreas e formas de produção local que existe na nossa ilha”, frisou.

“Da agricultura à floricultura, passando pela pequena produção de animais, pela apicultura, mas também por tantos quantos produzem e comercializam diferentes bens e serviços, em pequena ou em grande escala, e que contribuem para a valorização, para a diversificação e para o crescimento económico do Faial e dos Açores”, enalteceu José Leonardo.

O autarca anunciou ainda que a autarquia terá concluído até ao final do próximo mês julho o projeto final de execução de reabilitação do Mercado Municipal.

“Após o período de auscultação, de participação das pessoas e de todos os que anseiam por um mercado mais flexível e dinâmico, que valorize a cidade e o concelho enquanto espaço cultural, teremos concluído até ao final do próximo mês de julho, o projeto final de execução de reabilitação do Mercado Municipal da Horta para posterior lançamento de concurso público e, consequentemente, inicio de obras”.

José Leonardo valorizou ainda o início das obras do novo Matadouro que dotará o Faial de uma infraestrutura que reflete as conceções mais modernas e que permitirá reforçar a aposta no setor primário, sobretudo ao nível da comercialização de carne animal, tendo a Câmara Municipal cedido os terrenos para implementação daquela infraestrutura em regime de permuta com os terrenos do antigo matadouro.

 

Rádio AzoresGlobal

 

Mais Populares

Metereologia

  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • º

  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores