Azores Digital

--> Hoje, dia 28 de Junho de 2017

Duarte Freitas pede "oportunidade" aos lavradores

Quarta, 29 de Junho de 2016 em Agricultura 2799 visualizações Partilhar Duarte Freitas pede "oportunidade" aos lavradores

O presidente do PSD/Açores pediu aos lavradores açorianos que lhe deem uma "oportunidade" para governar e impedir que a Região continue a "perder milhões e milhões" de euros de fundos comunitários para a promoção dos produtos lácteos.
"Não vim aqui dizer que há uma solução de varinha mágica. Vim aqui dizer que tenho vontade de ajudar os lavradores e que preciso de uma oportunidade para fazer diferente. Para que não se percam milhões e milhões para a promoção dos nossos produtos", afirmou Duarte Freitas, durante um encontro com agricultores na freguesia dos Arrifes.
O líder dos social-democratas açorianos explicou que existe, desde 2002, um programa da União Europeia para a promoção e informação dos produtos lácteos que "nunca recebeu uma candidatura dos Açores".
"Entre 2007 a 2014, por exemplo, havia quatro milhões de euros por ano nesse programa. E de 2014 a 2020 há 30 milhões de euros por ano em Bruxelas e os Açores não apresentam uma candidatura para a promoção dos produtos lácteos", salientou.
Para Duarte Freitas, a falta de candidaturas por parte do governo regional a este programa europeu é algo "quase criminoso", numa altura em que a crise na fileira do leite tem causado "enormes dificuldades no escoamento dos nossos produtos".
"Quem tem a responsabilidade por nada fazer nesta matéria não pode pedir mais oportunidades. Quem pode pedir oportunidades é quem tem a credibilidade para dizer que apontou o caminho, disse o que estava mal, apresenta soluções e tem a energia para implementar uma política agrícola regional", disse.
O líder social-democrata acrescentou que os Açores, por serem uma região ultraperiférica, teriam "apoios majorados" no âmbito do programa de promoção dos produtos lácteos.
"Não é concebível que quem está no governo regional dos Açores esteja tão distraído, tenha tão pouca atenção e tão pouca capacidade em Bruxelas, deixando os nossos lavradores a atravessar dificuldades", sublinhou.
Segundo Duarte Freitas, "quem não resolveu em 20 anos os problemas da lavoura, não os vai resolver nos próximos quatro".
"Eu não peço uma oportunidade para mim ou para o PSD/Açores. Peço uma oportunidade para que possamos, de mãos dadas, construir uma verdadeira política agrícola regional, promovendo os nossos produtos e garantindo o rendimento e a dignidade dos lavradores", garantiu.
O presidente do PSD/Açores considerou que a implementação de uma verdadeira política agrícola regional passa também por saber negociar nos "corredores de Bruxelas" e influenciar as decisões da União Europeia.
"Eu quando quero falar com o Comissário Europeu da Agricultura vou a Bruxelas e sento-me com ele no seu gabinete. Eu conheço os corredores de Bruxelas. Eu não faço como o presidente do governo regional, que para falar com o Comissário Europeu tem que ir à feira de Santarém cumprimentá-lo quando ele está a passar", afirmou.
Duarte Freitas voltou ainda a defender a suspensão do pagamento especial por conta aos lavradores devido à crise que afeta o setor.
"Deixo novamente o repto ao governo da República e ao governo regional para que façam o que for necessário de maneira a suspender o pagamento especial por conta dos lavradores agora em julho", disse Duarte Freitas.

Rádio AzoresGlobal

 

Mais Populares

Metereologia

  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • º

  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores