Azores Digital

--> Hoje, dia 23 de Agosto de 2017

Dia da restauração nacional comemoração em Ponta Delgada

Segunda, 28 de Novembro de 2016 em Actualidade 4026 visualizações Partilhar Dia da restauração nacional comemoração em Ponta Delgada

A Efeméride do 1.º de Dezembro – data comemorativa da Restauração da Independência Nacional de 1640 – vai ser novamente celebrada na Região Autónoma dos Açores, com o respectivo Programa a decorrer este ano em S. Miguel.

Promovidas em conjunto pela Delegação da SHIP (Sociedade Histórica da Independência de Portugal) nos Açores e pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, com a colaboração do Comando Militar dos Açores, estas cerimónias terão início pelas 11H00 da próxima Quinta-feira (1 de Dezembro), abrindo com Hastear de Bandeiras no edifício dos Paços do Concelho e Hinos pela Banda Militar dos Açores.

De seguida terá lugar uma Sessão Histórico-Cultural, na qual usarão da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada (Dr. José Manuel Bolieiro), o Delegado da SHIP nos Açores (Dr. Eduardo Ferraz da Rosa) e o Representante da República na Região Autónoma dos Açores (Embaixador Pedro Catarino), que presidirá e encerrará esta Sessão.

Integrada nas mesmas Comemorações da Restauração Nacional, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponta Delgada, a convite dos Organizadores, proferirá este ano a respectiva Conferência Evocativa o Prof. Doutor Eduardo Cintra Torres, que abordará o tema “A multidão das Alterações de Évora na origem da Restauração”.

Natural de Lisboa, onde nasceu em 1957, Eduardo Cintra Torres formou-se em História na Faculdade de Letras (1980), fez um Mestrado em Comunicação no ISCTE (2003) e doutorou-se em Sociologia no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2010), sendo actualmente Professor Auxiliar convidado da Universidade Católica Portuguesa e do ISCTE.

Autor de ensaios e artigos científicos editados em revistas nacionais e estrangeiras, publicou vários livros, entre os quais “Marques” (História dum Perseguido), estudo sociológico sobre a novela de Afonso Lopes Vieira (2016);  Telenovela, Indústria & Cultura, Lda. (2015), e From Multitude to Crowds: Collective Action and the Media (2015). Colunista e comentador em diversos jornais desde 1981, autor e crítico de rádio e televisão, media e publicidade, Cintra Torres, em 2001 e 2007, elaborou também materiais pedagógicos para o Ministério da Educação.

A Sociedade Histórica da Independência de Portugal, com sede no Palácio da Independência em Lisboa, é uma associação patriótica de Cultura e Educação que visa a defesa da Identidade e da Independência de Portugal. Fundada em 1861, a SHIP é Pessoa Colectiva de Utilidade Pública (desde 1987), Grande Oficial da Ordem Militar de Cristo, Medalha de Mérito Municipal (Grau Ouro) da Câmara de Lisboa e Membro Honorário da Ordem do Infante.

A SHIP – que possui uma Delegação Oficial nos Açores, dirigida há vários anos pelo Professor Universitário e Investigador Dr. Eduardo Ferraz da Rosa –, tem estado tradicionalmente ligada à organização e coordenação de diversas iniciativas histórico-culturais, científicas, literárias e artísticas, e bem assim à promoção de múltiplas cerimónias cívicas, nomeadamente às Comemorações Nacionais do 1.º de Dezembro e a outras Efemérides de alto significado na História e na Cultura Portuguesas, nas quais os Açores desempenharam, com mérito e prestígio, importantes e decisivos papéis.

 

 

 

 

Rádio AzoresGlobal

 

Metereologia

    errorerror
  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • errorerror
  • º

  • errorerror
  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores