Azores Digital

--> Hoje, dia 16 de Dezembro de 2017

Governo Regional deve explicações sobre as 400 casas da Base das Lajes

Quarta, 15 de Novembro de 2017 em Política 678 visualizações Partilhar Governo Regional deve explicações sobre as 400 casas da Base das Lajes

Os deputados do PSD/Açores eleitos pela Ilha Terceira querem que o Governo Regional esclareça se o parque habitacional das Base das Lajes "já foi cedido ao Governo da República", atendendo às recentes declarações do vice-presidente do executivo, "relativamente ao Terceira Tech Island, e à oferta das cerca de 400 casas, como estando prontas a habitar. Isto segundo o vídeo promocional da iniciativa, que mostra as casas construídas pelos norte-americanos à volta da Base das Lajes", referem.

Segundo Mónica Seidi, "o que se conclui daquele vídeo promocional é que as 400 casas estão prontas a habitar, pelo que queremos saber se as mesmas foram, efetivamente, cedidas ao Governo da República, e em que condições podem ser utilizadas pela Região", adianta.

"Se apenas foram cedidas parcialmente, que bairros foram cedidos?", questionam os social democratas, que solicitaram informação referente à data da cedência e às condições negociadas.

Mónica Seidi lembra que, "na última reunião da Comissão Bilateral, ocorrida em maio do presente ano, houve por parte do governo dos Estados Unidos da América, a intenção de entregar o parque habitacional da Base das Lajes, envolvendo as ditas 400 casas, ao Governo da República".

"O Ministro dos Negócios Estrangeiros terá recusado a receção das mesmas, pelo que, até ao momento, se desconhece a quem pertencem as referidas casas. Ou seja, o sr. vice-presidente do Governo Regional poderá estar a oferecer algo que não é da Região", sublinha a deputada.

A social democrata recorda também que "é do domínio público a necessidade de obras de adaptação naquelas casas, ao nível das redes de água, esgotos e na eletricidade, para que tornem habitáveis e tenham manutenção a preços comportáveis face ao poder de compra na Região".

"Estamos assim a assistir à gula do Governo Regional, que parece querer utilizar as casas dos próprios norte-americanos pondo em causa, por essa via, um dos principais argumentos para revalorizar as Lajes", critica a deputada do PSD/Açores.

 

Rádio AzoresGlobal

 

Metereologia

    errorerror
  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • errorerror
  • º

  • errorerror
  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores