Azores Digital

--> Hoje, dia 16 de Dezembro de 2017

III Encontro de Escolas de Viola da Terra na Igreja do Colégio

Segunda, 20 de Novembro de 2017 em Cultura 567 visualizações Partilhar III Encontro de Escolas de Viola da Terra na Igreja do Colégio

A Igreja do Colégio, em Ponta Delgada, recebe, no próximo Domingo dia 26 de Novembro, pelas 17:00, o “III Encontro de Escolas de Viola da Terra da Ilha de São Miguel”.

O evento, organizado pela Associação de Juventude Viola da Terra, tem reunido, anualmente, Escolas de Violas da Ilha, que apresentam, cada qual, o trabalho musical que desenvolvem ao longo do ano. O evento tem servido, também, para as primeiras actuações musicais de muitos novos alunos que integraram mais recentemente estas escolas.

Esta terceira edição contará com a presença da Classe de Conjuntos de Viola da Terra do Conservatório Regional de Ponta Delgada e da Escola de Violas da Terra da Fajã de Baixo.

Uma vez que o Conservatório Regional de Ponta Delgada está a assinalar a data dos 35 anos do Ensino da Viola da Terra naquela instituição, primeiramente ensinada em regime de curso livre e numa metodologia de transmissão de conhecimentos por imitação, mas legislada como curso curricular desde 2004/2005 com um ensino já definido por graus de ensino e por partituras criadas para o efeito, haverá uma participação individual dos alunos da Classe de Viola, alunos dos 8 aos 14 anos de idade.

Este Encontro tem contado com participações especiais nas edições anteriores, tendo recebido Hugo Almeida na sua primeira edição, após este músico ter editado o seu CD de Viola da Terra com o nome “Influências”. Na edição de 2016 houve a apresentação do livro “Método para Viola da Terra – Avançado” do músico e professor Rafael Carvalho.

A edição de 2017 terá a participação especial de José Manuel Furtado e Rodrigo Furtado, tocadores de Viola da Terra do Concelho de Nordeste. Terá ainda uma participação de Jorge Valério que trará os sons do Hang Drum, com o objectivo de dar a conhecer outras sonoridades a todos, em especial aos mais novos, havendo ainda a fusão musical do Hang Drum com a Viola da Terra.

A Ilha de São Miguel tem 4 Escolas de Violas em funcionamento, com regularidade e continuidade, e já com alguns anos de existência. Para além das escolas que participam nesta edição temos a Escola de Violas da Ribeira Quente que retomou recentemente as suas aulas pelo que fará presença em encontros futuros, e temos a Escola de Violas da Relva que tem participado nas edições anteriores mas que, por motivos de agendamentos já assumidos, não poderá estar presente na edição deste ano.

O evento é de entrada livre e conta com o apoio da Direcção Regional da Juventude e com o apoio logístico do Museu Carlos Machado e do Conservatório Regional de Ponta Delgada.

 

Rádio AzoresGlobal

 

Metereologia

    errorerror
  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • errorerror
  • º

  • errorerror
  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores