Azores Digital

--> Hoje, dia 16 de Dezembro de 2017

Dia da Restauração Nacional Comemorado em Ponta Delgada

Quarta, 29 de Novembro de 2017 em Actualidade 1208 visualizações Partilhar Dia da Restauração Nacional Comemorado em Ponta Delgada

A Efeméride do 1.º de Dezembro – data comemorativa da Restauração da Independência Nacional de 1640 – vai ser celebrada na Região Autónoma dos Açores, com o respectivo Programa a decorrer novamente em S. Miguel (Ponta Delgada).

Promovidas em conjunto pela Delegação da SHIP (Sociedade Histórica da Independência de Portugal) nos Açores e pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, com a colaboração do Comando Militar dos Açores, estas cerimónias terão início pelas 11H00 da próxima Sexta-feira (1 de Dezembro), abrindo com Hastear de Bandeiras no edifício dos Paços do Concelho e Hinos pela Banda Militar dos Açores.

De seguida terá lugar uma Sessão Histórico-Cultural, na qual usarão da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada (Dr. José Manuel Bolieiro) e o Delegado da SHIP nos Açores (Dr. Eduardo Ferraz da Rosa). Integrada nas mesmas Comemorações da Restauração Nacional, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponta Delgada, a convite dos Organizadores, proferirá este ano a respectiva Conferência Evocativa o Prof. Doutor Luís Reis Torgal, que abordará o tema A “Restauração”: História, Ideologia e Memória.

Luís Reis Torgal, nascido em 1942, é professor catedrático aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em 1978, nas áreas de História Moderna e Contemporânea, como uma Tese sobre Ideologia política e teoria do Estado na Restauração. Fundador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da mesma Universidade, foi director da Revista de História das Ideias e da revista Estudos do Século XX.

Ao longo da sua carreira o Prof. Reis Torgal deu o seu contributo a muitas universidades portuguesas e estrangeiras, entre elas as Universidades de Aveiro e dos Açores, a École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, a University of Birmingham, a Universidad de Salamanca, a Università degli Studi di Bologna, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Paraná (Curitiba) e a Universidade Federal do Ceará (Fortaleza).

A partir dos anos 80 do século passado até ao presente, Luís Reis Torgal dedicou-se a uma grande variedade de importantes temas, como a Universidade, a Teoria e a História da História, a I República e o Estado Novo (e a Oposição), áreas em que publicou, como autor, co-autor e coordenador, muitos textos, artigos e livros, ao mesmo tempo que retomou os estudos sobre o Liberalismo. Entre as suas publicações mais recentes contam-se António José de Almeida e a República (2004), Estados Novos, Estado Novo (2009), Feriados em Portugal (2012), e História… Que História? (2015).

Neste momento o Prof. Reis Torgal prepara, conjuntamente com Carlos Cordeiro e Fernando Pimenta, a obra Regionalismo e Autonomia. Os casos dos Açores e da Madeira das origens ao debate constitucional.

A SHIP (Sociedade Histórica da Independência de Portugal), com sede no Palácio da Independência em Lisboa, é uma associação de Cultura e Educação que visa a defesa da Identidade e da Independência de Portugal. Fundada em 1861, a SHIP é Pessoa Colectiva de Utilidade Pública (desde 1987), Grande Oficial da Ordem Militar de Cristo, Medalha de Mérito Municipal (Grau Ouro) da Câmara de Lisboa e Membro Honorário da Ordem do Infante.

A SHIP – que possui uma Delegação Oficial nos Açores, dirigida desde 2001 pelo seu Sócio de Mérito, o professor universitário e investigador Dr. Eduardo Ferraz da Rosa, mantendo um Protocolo de Colaboração com a Câmara de Ponta Delgada –, tem estado tradicionalmente ligada à organização e coordenação de diversas iniciativas e parcerias histórico-culturais, científicas, literárias e artísticas, e bem assim à promoção de cerimónias cívicas nacionais, nomeadamente as Comemorações do 1.º de Dezembro e outras Efemérides de alto significado na História e na Cultura Portuguesas, nas quais os Açores desempenharam importantes e decisivos papéis.

Rádio AzoresGlobal

 

Metereologia

    errorerror
  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • errorerror
  • º

  • errorerror
  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores