Azores Digital

--> Hoje, dia 20 de Maio de 2019

Livro de Mota Amaral apresentado em Angra

Quinta, 02 de Maio de 2019 em Actualidade 139 visualizações Partilhar Livro de Mota Amaral apresentado em Angra

A 2.ª edição do novo livro de João Bosco Mota Amaral sobre os Açores, Portugal e a União Europeia vai ser lançado na próxima sexta-feira, dia 3 de Maio, em Angra do Heroísmo, na Biblioteca Pública de Angra, com apresentação de José Guilherme Reis Leite e Eduardo Ferraz da Rosa.

A obra, edição da Publiçor/Letras Lavadas, integra uma série de artigos publicados pelo antigo presidente da Assembleia da República e do Governo Regional dos Açores (1976-1995), em órgãos de comunicação social de âmbito nacional e regional.

Esta nova tiragem do livro, cuja primeira edição esgotou de imediato, inclui já os textos de Jaime Gama e de Pedro Gomes, reproduzindo as suas respectivas intervenções na outra sessão de lançamento do livro, que teve lugar recentemente em Ponta Delgada.

Esta obra do Doutor Mota Amaral integra sete capítulos temáticos, assim organizados:

– Os Açores na União Europeia, Os Desafios de Portugal, A Europa em Perigo, Eleições Europeias e Participação Cívica, Sobre os Tratados Europeus, Problemas Diversos na EU e fora dela, e Questões de Princípios e de Direitos Humanos.

No seu texto de abertura de Os Açores, Portugal e a União Europeia, o autor escreve que a leitura deste livro deixará concluir que é “um europeísta convicto, sem deixar de ser crítico em relação a alguns aspectos importantes da evolução recente do processo de integração”.

Jaime Gama, também açoriano, ex-ministro socialista dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, no seu texto de apresentação salientou os méritos desta recolha editorial, do perfil e dos percursos de Mota Amaral, afirmando que “estamos perante alguém que podia ser caracterizado como um heterodoxo com alma própria, um político integral, um homem de bem, um açoriano de sempre e para sempre”.

Esta cerimónia em Angra do Heroísmo, com entrada livre, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, terá início pelas 18H30 da próxima sexta-feira, dia 3 de Maio.

 

Mais Populares