Azores Digital

--> Hoje, dia 16 de Novembro de 2018

Antigo Colgio dos Jesutas restaurado no prximo ano

Terça, 02 de Dezembro de 2003 em Religião 1229 visualizações Partilhar Antigo Colgio dos Jesutas restaurado no prximo ano

A obra de consolidação e restauro da Igreja de Todos-os-Santos, do antigo Colégio dos Jesuítas, em Ponta Delgada, deverá estar concluída em finais de Agosto do próximo ano, num investimento público global de cerca de cinco milhões de euros. A informação foi avançada no passado dia 1, na ilha de São Miguel, pelo secretário regional da Educação e Cultura no decurso de uma visita que efectuou às obras de recuperação que decorrem há sete anos naquele que é o mais importante monumento religioso dos Açores e de toda a península ibérica, devido à sua invulgar beleza artística e volumetria em talha, considerada mais evoluída ainda do que o próprio barroco, e com notáveis pormenores tridimensionais.

Álamo Meneses sublinhou que o restauro interior do imóvel, provavelmente datado do século XVI ou XVII, é de uma grande dimensão e complexidade, mas reconheceu que a obra está a decorrer muitíssimo bem. O governante açoriano revelou, igualmente, que os trabalhos de recuperação da fachada principal daquela igreja, encerrada ao culto, há mais de 40 anos, vão ter início já no próximo mês de Janeiro. A obra, com um prazo de execução de oito meses, consiste na recuperação dos elementos em pedra que enriquecem a fachada daquele templo jesuíta.

Após a sua reabertura, o secretário regional da Educação e Cultura garantiu que o imóvel ficará ao serviço de Ponta Delgada e da ilha de São Miguel como espaço multivalente para a realização de diversos eventos religiosos e culturais. Uma parte do edifício servirá, também, para espaço museológico de arte sacra. No entanto, há elementos interiores da igreja de Todos-os-Santos que foram, há já muitos anos, distribuídos por diversas igrejas da ilha de São Miguel, designadamente, um púlpito que se encontra actualmente na igreja paroquial das Feteiras e um altar entregue à igreja de São Sebastião de Ponta Delgada.

Texo, Cedro, Vinhático, Bucho, Faia e Mogno Sucupira são algumas das madeiras mais utilizadas na valiosa talha existente em todo o interior daquela igreja, em cujo altar-mor se podem observar mais de três dezenas de anjos em diferentes poses, além de outros elementos religiosos decorativos de elevado requinte artístico.

Álamo Meneses anunciou, na ocasião, que o Governo Regional já adjudicou, também, a obra de restauro da fachada principal da Igreja do Senhor dos Passos, na Ribeira Grande, uma das mais representativas da arte barroca nos Açores e no país. A empreitada, orçada em cerca de 300 mil euros, arranca já no próximo mês de Janeiro, devendo estar concluída em Outubro de 2004.

Rádio AzoresGlobal

 

Metereologia

    errorerror
  • Ponta Delgada º

    Ponta Delgada

  • errorerror
  • º

  • errorerror
  • Lajes das Flores º

    Lajes das Flores